História

Um pouco de nossa

História


Durante os primeiros meses do ano de 1974 um grupo de homens da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro começou a se reunir regularmente para ensaiar músicas sacras com vistas à formação de um coro. Seu coordenador e regente era o irmão Valmir Lourenço dos Santos.

Em 11 de junho de 1974, foi constituído oficialmente, com 34 componentes, o Coro Masculino da Sociedade Cooperadora de Homens, hoje Sociedade Masculina Missionária.

Sua primeira diretoria foi assim constituída:teste

Presidente: Dc. Oscar Prado de Moura
Vice-presidente: Dc. Adriano da Silva Brandão
1º Secretário: Walter Antonio de Souza
2º Secretário: Manoel Ildefonso
Secretário de Sociabilidade: Ary Paulino Carvalhaes
Secretário de Publicidade: Dc. Moacyr Gomes Leal
Regente: Sandra da Silva Lima de Moura
Organistas: Zélia Almeida Cardoso Pinto e Muguet Rocha Gonsalves

Nove dias depois, em 20/06/1974, o Coro Masculino da Sociedade Cooperadora de Homens aceitou a sugestão do Pastor da Igreja, Pr. João Filson Soren, e adotou o nome de CORO DOMINUS, assim como sua divisa bíblica:

“A palavra de Cristo habite em vós ricamente em toda sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais; louvando a Deus com gratidão em vossos corações” Cl. 3:16.


A partir de então o CORO DOMINUS passou a atuar regularmente nos cultos da Igreja.

Durante sua abençoada existência o CORO DOMINUS tem buscado melhor aprimoramento técnico e espiritual, apresentando um repertório de músicas divinamente inspiradas, através do qual louva o nosso Deus e comunica Seu plano de salvação.  Assim é que tem participado ativamente dos cultos da Igreja e fora dela, aceitando convites para apresentações em outras igrejas, Convenções, Congressos, e cultos de evangelização, da nossa cidade, do nosso estado e de outros estados do Brasil.

Ao longo de sua história, atuaram como regentes os seguintes irmãos:

Sandra da Silva Lima de Moura (até 14/10/1978)
Ruth dos Santos
Eunice Lukarzewski Zacmarov
Eudora Pitrowsky Salles (agosto/80 até 31/03/1985)
Carlos Alberto Decotelli da Silva (abril/85 até 18/07/1986)
Ilem Gomes Vargas (18/07/1986 até 09/10/1987)
Soraia Falcão Malafaia (a partir de 16/10/1987)

No mesmo período atuaram como organistas/pianistas as irmãs:

Zélia Almeida Cardoso Pinto
Muguet Rocha Gonsalves
Isabel Cristina Richa de Oliveira Monteiro (a partir de 25/09/1975)

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”. 1 Co 10.31

Contato / Localização

Contato

Endereço:
Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro
Coro Dominus
Rua Frei Caneca 525, Estácio
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
CEP 20211-020

Telefone:
(21) 2197-0901

E-mail:
contato@pibrj.org.br

Próximos Eventos

Próximos Eventos

Sandra Moura

Sandra da Silva Lima de Moura é advogada militante, professora secundária, pedagoga, administradora e musicista com especialidade em regência. Ao longo dos anos, vem atuando na PIBRJ em diversas áreas.

Na Escola Bíblica Dominical, foi diretora de música do Departamento de Juniores. Como corista, participou dos Cantores Fraternais, Coral Eclésia, Coral do Centenário (atualmente João Soren) e do Coral Nicéa Soren. Exerceu várias vezes cargos de liderança em Uniões de treinamento.

Foi regente do Coral Dominus desta Igreja durante 7 anos, coral que fundou em 1974.

Regeu por 12 anos o Coral Hosana, coral de vozes femininas da PIBRJ.

Na Denominação, Sandra tem se destacado por suas inúmeras participações na na diretoria da Convenção Batista Carioca, Conselho de Planejamento e Coordenação da CBC e Junta de Educação da CBC. Além disso, foi inúmeras vezes Ministra de Música da Convenção Batista Carioca e da Associação Centro (Senhoras).

Regeu o Coro da Primeira Igreja Batista de Niterói, Igreja Batista do Paraíso, Igreja Batista em São Francisco (ambas em Niterói) e Igreja Batista em São Francisco Xavier. É membro regular da Escala de Músicos como regentes, atuando nos Cultos Dominicais da PIBRJ.

Eudora Pitrowsky

Nascida em 1923 no Rio de Janeiro, filha do Pastor Ricardo Pitrowsky e Eugenia Pitrowski, é viúva do Dr. Wilson Salles. Pelo lado paterno descende de pioneiros batistas alemães radicados no Estado do Rio Grande do Sul. Pelo lado materno descende de pioneiros batistas norte-americanos radicados na cidade de Santa Bárbara do Oeste no Estado de São Paulo.

Bacharel em Ciências e Artes de Educação pela Escola Teológica para Obreiras Batistas (ITCM, IBER e CIEM). Pianista, violinista, compositora, regente coral. Professora de piano, de Culto Cristão e Hinologia, de História da Música, de Iniciação Musical, de Teoria Musical e Canto Orfeônico. Foi Diretora Técnica do Conservatório Musical Filadélfia em Londrina, Paraná, Fundadora do Coral Excelsior e do Quarteto Feminino Fanny Crosby.

Regeu o Coro da 2ª. Igreja Batista do Rio de Janeiro, Participou do Coral Excelsior como assistente convidada pelo Maestro Guilherme Loureiro. Regeu o Coro da 1ª. Igreja Batista de Londrina, Paraná, por 22 anos; O Coro Dominus (coro masculino da 1ª. Igreja Batista do Rio de Janeiro), por cinco anos;  O Coro da 1ª. Igreja Batista de Niterói por 20 anos e 9 meses. Compôs vários hinos e a Cantata “Eu Sou”.

Em 1982 terminou pesquisa e documentário sobre a História do IBER (Instituto Batista de Educação Religiosa).

A convite do Conselho da Convenção Batista Carioca, pesquisou e escreveu durante 10 anos, a “História da Convenção Batista Carioca”, sendo o livro lançado por ocasião do centenário dessa organização, em uma das reuniões de julho de 2005, Edição JUERP.

Ilem Vargas

Natural do Rio de Janeiro, é Bacharel em Canto pela EMUFRJ, 1º tenor do TMRJ, pianista, organista, flautista, diretor cênico e musical, professor de técnica vocal. Iniciou os estudos de piano em 1975  pela sua tia, Corina Gomes da Silva. Passou por mais duas professoras, Raymunda e Maria das Graças Gomes Neves, em 1982 passa a estudar com a professora Eudora Pitrowsky Salles. Tocou Harmônio na Primeira Igreja Batista em São Mateus- SJM de 1975 a 1980.

Atuações artísticas:

  • Organista:

De 1982 a 1994 foi organista dos coros Eclésia, Nicea Soren, Hosana e Dominus da PIBRJ (Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro) –  órgãos Hammond e Rigatto, ambos ‘in concert’. Em 1992 inaugurou o Órgão de Tubos da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro em recital com o coral Eclesia, sob a regência de Anna Campelo Egger. De 2009 a 2011 foi organista da Igreja Presbiteriana do Cajú. Em 2012 volta à escala de organistas da 1ª Igreja Batista no Rio de Janeiro. Em 2013 dá concerto de órgão na Igreja de São José em 28 de novembro, a convite da Irmandade do Glorioso São José. .A partir de 2015, como titular, passa a acumular a função na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro.

  • Pianista:

Tem sido pianista de diversas igrejas e coros. De 1980 a 1982 foi pianista da Igreja Batista no Parque José Bonifácio em São João de Meriti; Desde  1982 faz parte do quadro de pianistas da PIBRJ e  passa a atuar profissionalmente  como pianista acompanhador e preparador de cantores sacros, líricos, populares e dos mais diversos grupos musicais; De 1987 a 1992 acumulou a função na PIB Heliópolis-Nova Iguaçu- RJ. Em 1992, gravação de CD e VÍDEO ao vivo na Sala Cecília Meirelles, a convite da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, acompanhando o Coral Eclésia da PIBRJ; Desde 2004 é pianista acompanhador de todos os recitais do Projeto ACMusica; De 2006 a 2015 atua como pianista da União Atalaia da PIBRJ. Desde 2015 acumula a função na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro.

  • Cantor:

Em 1994, por concurso público, passa a integrar o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como contratado, sendo re-aprovado nos anos de 1998 e 2002, quando obteve o 1º lugar (1º tenor) em concurso para estatutário, tendo participado das mais diversas montagens de ópera com os mais renomados cantores, maestros e diretores.

  • Regente Coral:

Tem hoje larga experiência nos mais diversos grupos corais  tendo começado aos 12 anos com um grupo de meninos da organização Embaixadores do Rei da PIB (1ª Igreja Batista) em São Mateus; coro da PIB em Seropédica; Dominus (coro masculino), Nicéa Soren ( coro de jovens) da PIB do RJ; Coral Excelsior; Corais Feminino, Infanto Juvenil, de Jovens, Misto da PIB em Heliópolis Belford-Roxo – RJ,Coral Icaraí In Canto em Niterói – RJ; Coral La Voce D’Itália do Circolo Italiano RJ; Coral da SOMUSICA; Coro da IPC; União Atalaia – PIBRJ.

– Recital “500 Anos de Música – de Lutero até os dias de hoje” 1ª edição – Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Sala Cecília Meirelles – RJ.
– Recital “500 Anos de Música – de Lutero até os dias de hoje” 2ª edição – Sala Cecília Meirelles – RJ.

2018
– Recital Coral – Coro da ACM – Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
– Recital Coral – Coro da ACM – Igreja Presbiteriana da Praia da Bica – Ilha do Governador – RJ
– “Magnificat” de Bach e “Zadok The Priest” Handel  – solistas e coros da ACM e Sinfônico da Apás – Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro
– “Magnificat” de Bach e Canções Natalinas – solistas e  Coro da ACM – CCJFRJ (Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro)

2019
– “Isaías 1” de Eudora Pitrowsky Salles – solistas e Coro da ACM – CCJFRJ(Centro Cultural da Justiça Federal do rio de Janeiro)
– “Stabat Mater” de Pergolesi – recital duo – CCJFRJ(Centro Cultural da Justiça Federal do rio de Janeiro)
– “Isaías” de Eudora Pitrowsky Salles – solistas e Coro da ACM – Catedral Presbiteriana do rio de Janeiro
– “Isaías 2” de Eudora Pitrowsky Salles –solistas e Coro da ACM – CCJFRJ(Centro Cultural da Justiça Federal do rio de Janeiro)
– “502 Anos de Música – de Lutero aos dias de hoje” TMN (Teatro Municipal de Niterói)
– Trechos do “Messias” de Handel –solistas e Coro da ACM- CCJFRJ(Centro Cultural da Justiça Federal do rio de Janeiro)

2020
– Três edições do recital: “O Hino do Seu Coração” – recital solo – Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro (Live transmitida ao vivo)

2021
– “O Hino do seu, do meu, do nosso coração” – recital solo – transmitido ao vivo aos sábados desde janeiro 2021, da capela da ACM(Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro)

Soraia Malafaia

Soraia Falcão Malafaia é natural de São Paulo tendo iniciado os primeiros estudos musicais aos 8 anos de idade.

Posteriormente estudou violão clássico no Conservatório Brasileiro de Música em Petrópolis e canto e diversas matérias teóricas na Escola de Música Villa-Lobos no Rio de Janeiro.

Graduou-se na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especializou-se em regência coral na Pró Arte. Na mesma universidade foi professora de acústica musical e fisiologia da voz.

Tendo se dedicado à regência de coros de empresas implantou trabalho pioneiro nas seguintes instituições: Mesbla, Jornal O DIA, Sanofi, Instituto Vital Brasil, Instituo de Hematologia da Secretaria Estadual de Saúde do RJ. Foi regente também do coro da Universidade Cândido Mendes.

Seu mais importante e longo trabalho tem sido com o Coral da Fundação Ruben Berta, também conhecido como Coral da VARIG, liderando ininterruptamente esse grupo, desde a criação até o presente, realizando com o mesmo mais de 350 apresentações.

Além do coral de VARIG esta à frente do Coral do Iate Clube Jardim Guanabara e do Coro Masculino Dominus da PIBRJ.

No Pais de Gales-Grã Bretanha atuou como solista e regente do Coro da Universidade Souza Marques no 43rd Internacional Music of Eisteddfod. Com o mesmo grupo participou posteriormente do Internacional Chorwettewerb em Miltenberg-Alemanha.

Além do seu trabalho com a música, Soraia que é engenheira civil, formada pela Universidade Católica de Petrópolis; se especializou em acústica na Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia – COPPE-UFRJ, atuando na área de projetos e consultoria nesta mesma área.

Isabel Monteiro

Isabel Cristina R. O. Monteiro, iniciou seus estudos de piano aos sete anos e, mais tarde, completou o Curso de Piano na Escola de Música da UFRJ, com o professor Arnaldo Rabelo.

Integra o coral Dominus desde 1976, época em que colaborava como pianista nos ensaios e apresentações externas. Depois, para que pudesse acompanhar o Coro em suas participações nos cultos dominicais da Primeira Batista do Rio de Janeiro, iniciou estudos de órgão com o professor Fritz Kofer.

A experiência como acompanhante instrumental do Coro Dominus, por trinta e dois anos, tem contribuído efetivamente para o seu crescimento pessoal, musical e espiritual.